Elegant Themes: Divi Wordpress Templates Downloads

A masturbação diminui a testosterona?

A maioria dos homens provavelmente concordará que os orgasmos são ótimos. Eles são benéficos para a saúde mental, são incríveis e podem fortalecer relacionamentos íntimos. 

A masturbação também pode fornecer muitos benefícios, mesmo que o prazer seja individual. Mas há alguma desvantagem em se dar uma mão?

Existem muitos contos de esposas velhas por aí, sobre palmas das mãos peludas e cegueira. Mas a masturbação diminui a testosterona? 

Leia mais para descobrir. 

Por que a baixa testosterona é importante

Os níveis de testosterona são importantes. Baixa testosterona - comumente conhecida como uma condição endócrina chamada hipogonadismo - ocorre quando o corpo deixa de produzir hormônios sexuais adequados. 

E embora não seja uma ameaça à vida, leva a problemas.

A baixa testosterona tem sido associada a uma série de condições, como disfunção erétil, baixa libido, osteoporose, perda muscular, baixa energia ou humor e problemas cognitivos. 

Não está claro por que algumas dessas doenças podem resultar de níveis baixos de testosterona. 

Além disso, os estudos muitas vezes esclarecem que, devido à falta de critérios diagnósticos universais, não há uma definição clara do que constitui testosterona “baixa”. 

Números baixos de testosterona também podem variar etnicamente. E ao diagnosticar níveis baixos de testosterona, é importante observar os níveis de testosterona flutuantes junto com os sintomas. 

Por que ocorrem baixos níveis de testosterona

A testosterona pode impactar e / ou beneficiar a função sexual, humor, força, densidade óssea, resistência à insulina, obesidade e problemas cardíacos.

Os níveis de testosterona diminuem naturalmente à medida que os homens envelhecem devido a uma condição chamada hipogonadismo. 

Essencialmente, a produção de hormônios do corpo diminui com a idade (embora também possa resultar de problemas de próstata), de forma semelhante à que a menopausa afeta as mulheres. 

Os níveis de testosterona geralmente começam a cair (se assim for) quando os homens atingem os 60 anos, e cerca de 20% dos homens vêem esses sintomas. A porcentagem cresce a cada década que passa.

O hipogonadismo pode ser tratado com terapia de reposição de testosterona, comumente conhecida como TRT. 

A TRT é considerada segura e eficaz, mas existem alguns efeitos colaterais, como aumento do risco de doenças cardíacas e / ou da próstata. 

Os níveis de testosterona são algo que você geralmente deseja manter “normal” ao longo da vida - mas isso pode se tornar cada vez mais difícil com a idade. 

De um modo geral, a maioria dos homens não deseja fazer nada que possa diminuir a testosterona. 

Atividade sexual e níveis de testosterona

De volta à grande questão: a masturbação diminui a testosterona?

Se você está tendo uma quantidade incrivelmente alta de sexo, bem, parabéns. Se você está mastubando em uma frequência em que está preocupado com os efeitos colaterais, isso por si só pode justificar uma conversa com um profissional de saúde - mas não necessariamente para preocupações sobre a diminuição da testosterona. 

Isso porque não existe realmente uma ligação comprovada entre orgasmos e níveis de testosterona. A pesquisa sobre o tópico tem sido, na melhor das hipóteses, pouco frequente e deixou mais perguntas do que respostas. 

Aqui está o que é conhecido: 

Um estudo de 2001 com 10 homens encontrou dois pontos-chave na observação da relação entre a masturbação e a testosterona. 

Inicialmente, os pesquisadores descobriram que a masturbação não alterava os níveis de testosterona, mas abster-se da masturbação por um período de três semanas aumentava significativamente os níveis gerais de testosterona.

Isso pode sugerir que não ter orgasmo aumenta os níveis de testosterona, certo? 

Não exatamente. 

Um estudo de 1999 revelou resultados conflitantes sobre o papel da atividade sexual nos níveis de testosterona. 

Os pesquisadores do estudo descobriram que os homens que sofrem de impotência e, portanto, sem atividade sexual, têm níveis mais baixos de testosterona. 

Os níveis reduzidos foram considerados reversíveis para pacientes que foram tratados com sucesso, mas em pacientes que não responderam ao tratamento, os níveis permaneceram mais baixos.

O que isso significa potencialmente é que alguém que se abstém de masturbação pode ver seus níveis de testosterona subir, enquanto alguém que sofre de disfunção pode ver seus níveis diminuírem. 

É importante entender que, no estudo de 1999, o mecanismo suspeito de declínio da testosterona é, na verdade, a disfunção erétil em si - não a falta de atividade sexual. 

Também fica um pouco mais complicado. 

Estudos que datam dos anos 70 mostram que durante a relação sexual e após a relação sexual, os níveis de testosterona eram mais altos do que quando não havia sexo. 

Masturbação e testosterona: o que podemos concluir 

Como os estudos mostraram que tanto o sexo quanto a abstinência podem aumentar a testosterona, pode-se supor que a atividade sexual sem liberação pode aumentar artificialmente a testosterona. 

Mas não parece haver uma correlação científica comprovada entre orgasmo frequente e níveis reduzidos de testosterona a longo prazo. 

É importante entender que a falta de correlação pode ser decorrente da falta de evidências. 

Os estudos nesta área não adotaram controles ou expectativas universais, de modo que as informações podem não ser tão úteis quanto poderiam ser. 

Saiba que o hipogonadismo não é causado por masturbação excessiva ou sexo frequente - não é assim que funciona. 

Os baixos níveis de testosterona são resultado da idade e da saúde e não parecem ser um efeito da frequência do orgasmo.

A verdade sobre a masturbação e a testosterona 

Se você está preocupado com a possibilidade de a masturbação diminuir a testosterona, pode ficar tranquilo sabendo que isso não é um problema. 

Se você tiver dúvidas sobre seus níveis de testosterona ou suspeitar que pode estar sofrendo de disfunção erétil, é aconselhável verificar suas opções de tratamento com um profissional de saúde. 

Ele ou ela pode oferecer informações sobre a causa de seus problemas e prescrever qualquer tratamento necessário. 

Se você está experimentando um nível baixo de testosterona, existem táticas que você pode tomar para ajudar a impulsionar. 

Reduzir o estresse, mudar sua dieta e cuidar bem do seu corpo podem ajudar. Para obter mais informações, consulte este guia sobre como aumentar a testosterona.